A América Latina está recebendo um dos maiores eventos de música eletrônica do mundo: a Tomorrowland. O festival, que nasceu na Bélgica, está em sua quarta edição e receberá os maiores DJs do mundo todo. E como em toda apresentação de música eletrônica, o videografismo entrar para traduzir em imagens a experiência musical do público, transformando a experiência ao vivo em um momento inesquecível.

O festival é um verdadeiro espetáculo visual, com uma decoração deslumbrante que transforma o terreno em um mundo mágico de fantasia. Os organizadores do evento investem fortemente em tecnologia e produção para garantir que cada edição do Tomorrowland seja ainda mais impressionante do que a anterior.

Inclusive, essa é uma das abordagens que Luis Justo, CEO do Rock In Rio, levantou enquanto divulgava a primeira edição do festival The Town, em São Paulo. Entendendo a necessidade do mercado, onde as equipes estão empenhadas em criar experiências únicas para seu público, tanto no palco como fora dele, práticas de video mapping se destacam como elementos essenciais para a criação de interações únicas e memoráveis.

Som, imagem e tecnologia alinhados

Os motion designers são os principais responsáveis por criar e coordenar visuais dinâmicos que acompanham as performances ao vivo, transformando cada show em uma experiência visualmente única. A interação entre música e imagem cria experiências mais intensas do que a soma de seus elementos individuais.

A importância desse profissional torna-se ainda mais evidente depois que grandes festivais como Rock In Rio, Lollapalooza, Tomorrowland e até mesmo o Carnaval carioca utilizaram os recursos de visuais como extensão de suas performances. Nesses eventos, a projeção visual ajuda a criar narrativas que complementam e enriquecem as apresentações. A cooperação entre o áudio e o visual desenvolvido se torna fundamental para a construção de um espetáculo cativante,em todos os sentidos.

Para JotaP, Motion Designer e VJ – Video Jockey – , as projeções transformam a atmosfera do show, tornando-a mais dinâmica e adicionando uma profundidade maior às narrativas que estão sendo contadas. “Com a projeção de vídeos, animações e efeitos visuais, ajudamos a contar histórias e criar atmosferas que transportam o público para mundos diferentes, intensificando a conexão emocional com o espetáculo. Funcionamos como uma extensão da performance artística, amplificando a experiência do público ao máximo.” complementa o artista.

Experiência como elevação da arteCom o crescimento contínuo de festivais e a busca incessante por inovação, a contribuição de artes como motion designers torna-se cada vez mais central na construção de experiências sensoriais. Através do combo de som e imagens, eles elevam a expressão artística dos eventos a um nível superior, tornando cada performance um espetáculo único e extraordinário. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *