Resultado oficial será divulgado no dia 15 de março na cidade de Grananda, na Espanha
O Festival da Criança Portugal, produzido e realizado pela escritora Clara Haddad e idealizado pela percussionista Lulu Araújo, é um dos finalistas do prestigiado prêmio europeu “IBERIAN FESTIVAL AWARDS” – premiação que distingue as melhores festividades da Península Ibérica; o evento concorre na categoria “Best Academic & Youth Festival”.
Após votação popular via Internet, o Festival foi um dos classificados para a grande final. Nesta etapa, a seleção será feita pelo júri especializado e a cerimônia de premiação será na Sala Manuel de Falla na cidade de Granada, na Espanha, no dia 15 de março.
A programação do festival incluiu concertos, sessões de contos, mercado literário, conversas com autores e ilustradores, MPB para Crianças, Clown, mini praça de alimentação, entre outras atrações, proporcionando atividades culturais, entretenimento e diversão.
O evento foi realizado em outubro de 2023, na cidade do Porto (Portugal). O programa contou com renomados nomes da literatura, música, comunicação e artes cênicas, tanto de Portugal quanto do Brasil e Cabo Verde. Dentre eles, destacam-se Álvaro Magalhães, Alexandre Rampazo, Carlos Nuno Granja, Cândida da Luz, Carla Nazareth, Sônia Borges, Miguel Gonçalves, Lilian Raquel, Gilú Amaral, o Coletivo Teatral Saaraci, além dos narradores de histórias como Vitor Fernandes, Virgínia Millefiori, Luiza Bittencourt, entre outros.
A motivação para realização do Festival da Criança Portugal foi a comemoração dos 25 anos de carreira escritora e artista luso-brasileira Clara Haddad e o desejo da musicista brasileira Lulu Araújo de realizar o evento em terras lusas. E esta parceria resultou na indicação ao prêmio, além de ter promovido um intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal, reunindo uma diversidade de artistas, expositores e voluntários que contribuíram para tornar esta edição especial do Festival da Criança Portugal um evento inesquecível.
A iniciativa reuniu mais de 2.800 pessoas, entre crianças e famílias, proporcionando um momento único de celebração da infância e da literatura no cenário cultural português.