S&OP e inteligência artificial: como aprimorar a gestão de vendas e operações 

*Por Bruno Rezende, CEO da 4intelligence 

Em uma sociedade que caminha em esteira de inovações que surgem constantemente, a inteligência artificial (IA) se tornou uma aliada essencial, capaz de promover grandes revoluções nos negócios.  

De acordo com um estudo global da IBM, 41% das empresas brasileiras dispõem de algum recurso de IA. A pesquisa revela ainda que 73% dos profissionais de tecnologia da informação (TI) que exploram a tecnologia no Brasil viram seus negócios se intensificarem nos últimos dois anos.  

O machine learning é visto como um mecanismo que representa o caminho para o futuro de muitos segmentos e, na gestão de vendas, pode trazer diversos benefícios no contexto do Sales & Operations Planning (S&OP). A virada de chave de uma operação estratégica pode estar ligada a conectar esses dois conceitos e aplicar nas várias etapas do processo de vendas para alinhar setores internos, melhorar a eficiência e a precisão das atividades. 

Por meio de algoritmos avançados e capazes de aprender ao longo das atividades, é possível prever tendências ou desafios para preparar as operações, gerenciar estoques, otimizar logística e garantir atendimento ao consumidor de forma mais personalizada e condizente com a demanda do mercado.  

A IA aliada ao S&OP viabiliza alinhar as capacidades e expectativas de cada setor dentro de uma empresa, favorecendo a tomada de decisões e aprimorado o desempenho conjunto das áreas, de acordo com o contexto econômico e a realidade dentro da organização, o que impulsiona o cumprimento de metas. 

O modelo é capaz de predizer demandas em datas determinadas, analisar públicos e potenciais novos clientes de cada unidade de uma loja, entender impactos de safras e feriados nas ofertas, por exemplo. Com isto a empresa melhora os ciclos de reposição, aumenta o line fill rate, reduz vendas perdidas e gera mais receita. 

Inteligência artificial já é uma realidade e deve se consumar daqui para frente. Mais de 75% das empresas pretendem adotar a tecnologia dentro de cinco anos, segundo o Relatório Futuro do Trabalho 2023, do Fórum Econômico Mundial.  

Antes disso, porém, já existem aplicações práticas, ao alcance das empresas, sem grandes barreiras tecnológicas e custo competitivo. E isso pode ser decisivo para impulsionar os resultados do S&OP e colocar a empresa em posição de destaque. 

Sobre a 4intelligence  

A 4intelligence é especialista em ciência da decisão. Desenvolvem soluções para dar suporte a tomadas de decisões baseadas em análise de dados, por meio de modelagem econométrica e inteligência artificial. A tecnologia possibilita a estruturação e customização de processos decisórios em larga escala, visando que respostas acuradas sejam entregues sempre que houver mudanças no cenário econômico, num fluxo constante. Além disso, a empresa já recebeu mais de 120 prêmios pela acurácia de projeções, dentre os quais se destacam os do Banco Central, do Ministério da Fazenda, da Agência Estado e da Consensus Economics.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *