• Filme conta jornada verídica de três gerações de onças-pintadas que conseguem sobreviver no Pantanal, graças ao trabalho da ONG Onçafari;
  • Documentário tem narração em primeira pessoa, realizada pela atriz Alanis Guillen, intérprete de Juma no remake da novela Pantanal;
  • Produção também estreia na Globoplay, em 6 de dezembro.

São Paulo, 23 de novembro de 2023 – Em comemoração ao Dia Nacional da Onça-pintada (29), a ISA CTEEP – líder em transmissão de energia no Brasil – anuncia o lançamento do documentário Diário de Uma Onça, que chegará aos cinemas em 30 de novembro, na rede CINE LT3, e à Globoplay em 6 de dezembro, com patrocínio da companhia. O filme – uma coprodução WCP, Ventre Studio e Globoplay – narra a jornada verídica de três gerações de onças-pintadas que conseguem sobreviver no Pantanal (MS), graças ao trabalho de reintrodução dos felinos na natureza, promovido pela ONG Onçafari.

É a partir desse feito, a primeira da história a conseguir reintroduzir com sucesso a espécie em seu habitat natural, que o documentário relatará uma relação de coexistência entre onça e ser humano. A história é contada por meio do relato em primeira pessoa da atriz Alanis Guillen, intérprete de Juma no remake da novela Pantanal, que dará voz à Leventina, jovem felina que precisará se proteger de predadores e ameaças humanas com o avanço das mudanças climáticas.

Por meio do olhar de Leventina, o público poderá conhecer a jornada verídica de três gerações da espécie, que inclui Fera, sua avó e primeira onça no mundo a ser reintroduzida com sucesso na natureza, e Ferinha, sua mãe e onça que representa um marco na continuidade da espécie. Sozinha, na imensidão do Pantanal, a jovem felina deverá lutar pela sobrevivência a cada dia, assim como fizeram suas ancestrais.

Para Mario Haberfeld, fundador da ONG Onçafari e um dos produtores do filme, “o documentário Diário de uma Onça compartilha o sucesso da reintrodução de animais na natureza, uma das iniciativas de conservação do Onçafari, e como esse processo pode ser usado em outros biomas e até mesmo em outros países. Com essa história verídica, narrada pelo olhar de uma jovem onça-pintada (Leventina), nós queremos conquistar diferentes públicos, além daqueles que já gostam e são sensibilizados pela natureza”. 

“É uma grande alegria reafirmar o nosso compromisso com a preservação por meio de mais uma parceria com o Onçafari e apoiar a realização do documentário Diário de Uma Onça. Por meio do nosso Programa Conexão Jaguar, temos a missão de promover a conscientização sobre esta causa tão urgente no combate às mudanças climáticas e de inspirar ações concretas para a proteção do nosso planeta”, conta Ana Carolina David, gerente de comunicação, sustentabilidade e relações institucionais da ISA CTEEP.

Com mais de 200 horas de material bruto filmado ao longo de três anos, o documentário é dirigido por Joe Stevens, reconhecido por seus nature documentaries como Earth at Night (AppleTV+); Mario Haberfeld, ex-piloto de fórmula 1 e fundador da ONG Onçafari; e Fábio Nascimento, cineasta e fotógrafo documental. 


Ficha Técnica
Direção: Joe Stevens, Fábio Nascimento e Mario Haberfeld
Narração: Alanis Guillen
Produção: Mario Haberfeld, Paula Cosenza e Joe Stevens
Produção Executiva: Celso Loducca, Giuliano Cedroni, João Queiroz Filho, Justine Otondo, Marcus Buaiz e Maurício Ramos
Direção de Fotografia: Fábio Nascimento
Montagem: Pedro Bronz
Direção de Produção: Carolina Ribas
Trilha Sonora: Binho Feffer
Roteiro: Bea Monteiro e Giuliano Cedroni
Participação: Edu Fragoso


Serviço
Estreia – Documentário Diário de Uma Onça
Quando: de 30/11 a 06/12, na rede CINE LT3; a partir de 06/12, na Globoplay.


Sobre a ISA CTEEP
Com uma equipe de mais de 1.600 colaboradores, a ISA CTEEP atua em 18 Estados, operando uma rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 94% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (129 em operação e oito em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.

Sobre a ONG Onçafari
A Associação Onçafari foi criada em 2011 para promover a conservação do meio ambiente e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que está inserida por meio do ecoturismo, da educação ambiental, da atuação junto às comunidades locais e de estudos científicos. Trabalha pela conservação da biodiversidade nos biomas Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado e Pantanal, com ênfase em onças-pintadas, onças-pardas, lobos-guarás e antas. 
Sites:www.oncafari.org 
www.amigodaonca.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *