Arquitetura para todos: dicas para quem mora, vai se mudar ou reformar um lar pequeno
Arquiteta Erica Abinader fala sobre como deixar espaços menores, com charme e conforto
Praticidade, qualidade de vida, e um lar compacto, essa é a tendência das novas residências, que apresentam não só valores acessíveis pelo mercado, como uma boa acessibilidade, por estar instalado em regiões estratégicas do Rio. Perfeitos para casais sem filhos, ou pessoas que moram sozinhas, os micro apartamentos se espalham pela cidade. Seja qual for o motivo da sua escolha, saiba: é possível ter um arquiteto para te ajudar a deixar o ambiente ainda mais usual e cheio de charme.
De acordo com a arquiteta Erica Abinader, profissional que traz em seu currículo projetos de vários tamanhos e segmentos, para projetar um Estúdio ou miniapartamentos, é preciso ser bem objetivo. Ela conta que gosta de conhecer, primeiramente a rotina, hábitos e particularidades do cliente, para projetar o espaço, focado primeiramente na funcionalidade, seguido de acabamentos e cores que trazem um conforto visual e finalizamos com detalhes decorativos que personalizam aquele espaço, trazendo a identidade do cliente para o ambiente.
Se você mora ou planeja morar em um espaço pequeno, a especialista indica sempre uma marcenaria sob medida, projetada e bem dividida atendendo as demandas necessárias. Ela explica que com a marcenaria personalizada é possível ganhar mais espaço útil, sem perder nenhum cantinho da casa.
“Podemos criar um único bloco de marcenaria que atenda a 3 setores de uma casa, como fizemos no espaço do Morar Mais este ano. Um bloco de marcenaria que atende a cozinha, quarto e a lateral que recebe um painel de TV para a sala. Uma estrutura que dá movimento, delimita espaço, além de muito funcional. O resultado que trouxemos foi incrível, possível e bem objetivo”.
Outra dica da arquiteta é optar por sofá cama ou cama dobrável no quarto, essas opções para espaços pequenos, ajudam a liberar uma área quando for necessário. A casa ou apartamento pode ter também uma mesa de apoio dobrável, que auxilia no dia a dia, para uma refeição ou até um momento de trabalho.
Érica ainda conta que para morar em pequenos espaços, o desapego precisa entrar em prática. Definir espaços e ter apenas o necessário, também facilita a arrumação e a vida no dia a dia. O menos é mais!
Utilizar materiais duráveis e de fácil limpeza também é uma boa dica. Nada de armários ou detalhes que acumulam poeira e sujeira. A dica é utilizar materiais de fácil limpeza, que tenham um visual leve, claro e que tragam harmonia ao espaço.
“Uma dica para um cantinho lindo, como fizemos no Morar Mais, é ter uma entrada que te receba, com uma cor na parede, peças de palha que você mesmo pode montar, um abajur, plantas e um aparador reto e simples, mas que serve de apoio para sua chegada em casa, é fácil de criar e fica incrível”, diz.
Sempre atenta às tendências, e levando aos seus clientes projetos práticos, com preços acessíveis e que trazem muito charme, Érica Abinader revela que é possível ter um miniapartamento maravilhoso, se cada detalhe for pensado e planejado através de um projeto. Ela diz que não temos que pensar que só porque se tem uma casa pequena, não precisa decorar. Morar bem e com conforto e requinte é viável e valoriza ainda mais seu cantinho, basta planejar.
Ela ainda explica como fazer para encontrar alguém para ajudar no projeto. “Se conecte com um profissional da área, que você se identifique e busque por um projeto, ele passa a ser o seu manual de execução. Através do projeto, você poderá fazer seu próprio orçamento, buscando por opções e fornecedores que vão te atender e a probabilidade de erro é muito menor. Arquiteto é para todos. Você também pode ter um lar lindo e que tenha sua cara”, finaliza.
Conheça mais sobre Erica Abinader pelo Instagram @projetararqdecor